Gestão de Resíduos

 

A Guaraetá pretende estimular pessoas, através da conscientização, a produzir menos lixo, repensando o consumo e tratando os resíduos de forma adequada, com iniciativas que farão grande diferença no meio ambiente. Nossa grande parceira na tarefa de gerenciamento de resíduos sólidos é a Coleta Certa (http://coletacertarj.wixsite.com/coletarj). Com relação aos resíduos orgânicos, implantamos composteiras domésticas para que nossos clientes produzam seu próprio adubo orgânico.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define lixo como os “restos das atividades humanas, consideradas pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis”.

   

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o montante de Resíduos Sólidos Urbanos coletados em 2017 foi de 71,6 milhões de toneladas, registrando um índice de cobertura de coleta de 91,2% para o país, o que evidencia que 6,9 milhões de toneladas de resíduos não foram objeto de coleta e, consequentemente, tiveram destino impróprio. 

   

Reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com o objetivo de transformá-los em insumos ou novos produtos.

 

Compostagem é um processo de decomposição biológica da parte orgânica biodegradável dos resíduos, efetuado por diversos microrganismos.

 

 

  • Instagram
  • Wix Facebook page

© 2023 by Landsacpe Gardner. Proudly created with Wix.com